terça-feira, 9 de outubro de 2018

D-Dímero | Dímero D


D-Dímero ou dímero D ou fragmento dímero D, ou ainda, fragmento de degradação da fibrina, é um produto da degradação da fibrina pela plasmina, um fragmento pequeno de proteína presente no sangue depois que um coágulo de sangue é degradado pela fibrinólise. É assim chamado porque contém dois fragmentos D reticulados da proteína fibrina. Sua determinação auxilia no diagnóstico da Trombose Venosa Profunda (TVP) e do Tromboembolismo Pulmonar (TEP). Em geral este teste é solicitado para pacientes com sintomas de doenças ou quadros que causem formação aguda e/ou crônica inapropriada de coágulo no sangue, como: TVP (Trombose Venosa Profunda), EP (Embolia Pulmonar) ou CID (Coagulação Intravascular Disseminada) e para monitorar a evolução e o tratamento de pacientes com CID e outros quadros trombóticos.

Enquanto um resultado não reagente praticamente exclui trombose, um resultado reagente pode indicar trombose, mas não exclui outras causas potenciais, visto que sua produção está aumentada em situações como câncer, inflamação, infecção e necrose. Encontrados também em pacientes com infarto agudo do miocárdio, coagulação intravascular disseminada, anemia falciforme, insuficiência cardíaca, pneumonias e no pós operatório em geral.

O Dímero é extremamente útil em serviços de emergência. A combinação de suspeita clínica, associada aos níveis elevados de Dímero-D mais a realização de cintilografia pulmonar ou tomografia pulmonar helicoidal, formam a tríade de abordagem diagnóstica mais eficaz em pacientes com suspeita de TEP. Para realização do exame é  necessário uma amostra de sangue retirada de veia do braço ou, algumas vezes, uma gota de sangue obtida na ponta do dedo da mão.

Referências:
LAB TESTS OLINE. Dímero D. Disponivel em: <https://labtestsonline.org.br/tests/dimero-d>. Acesso em: 06 out. 2018.

MONACHINI. Maristela. Qual o valor do Dímero D no diagnostico do  do tromboembolismo pulmonar?. Revista da Associação Médica Brasileira. Rev. Assoc. Med. Bras. v.48 n.3 São Paulo jul./set. 2002.

D-DÍMERO. ECO Teste –TR. 0014C. ECO Diagnóstica LTDA. Minas Gerais. Bula D-Dímero Eco.

COSTA, Carla Alessandra; VELOSO, Danielle; LIMA, Luciana. Importância da dosagem do Dímero-D no diagnostico e exclusão do troboembolismo pulmonar. Infarma  - Ciências Farmacêuticas. Brasília – DF, v.23, nº 3/4, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário