Hoje vamos retratar a Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT), é um distúrbio que consiste na formação de pequenos coágulos de sangue por todo o corpo que bloqueiam o fluxo de sangue para órgãos vitais como o cérebro, o coração e os rins. A fisiopatologia desta doença está ligada a deficiência ou inibição da metaloproteinase (ADAMTS13) responsável pela degradação dos polímeros de fator de von Willebrand (FvW), ocasionando a presença desses polímeros na microvasculatura (vasos menores) do organismo e trombos ricos em plaquetas. Clinicamente, esta patologia é constituída por 5 agregado de fatores, como: anemia hemolítica microangiopática, trombocitopenia, alterações neurológicas, insuficiência renal e febre. Na imagem abaixo vemos os eritrócitos fragmentados na PTT:
O diagnóstico é feito através de exames de sangue avaliando em paralelo, a presença de anticorpos contra a enzima ADAMTS13 e os sintomas de acordo com o local em que os coágulos se formam, como: confusão mental, convulsões, dores de cabeça devido à presença deste coágulo no cérebro, além de ritmos cardíacos anormais e dores abdominais. O tratamento consiste em administrar corticosteroides e realizar a troca de plasma (transfusões de plasma junto com plaquetaférese). É importante lembrar que a PTT quando não diagnosticada precocemente, é fatal.
Referências:
MORALES, Miguel; CASTRO, Maria. Púrpura trombocitopênica trombótica. Scielo. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0026-17422013000500004>. Acesso em: 03 de outubro de 2018.
Imagem: DESCONHECIDO. Púrpura trombocitopênica trombótica. Disponível em: <http://www.iqb.es/hematologia/monografias/purpura01/purpura.htm>. Acesso em: 03 de outubro de 2018.
DESCONHECIDO. Púrpura Trombocitopênica Trombótica. Habelo. Disponível em: <http://habelo.ondase.com/cancer/fatos-de-cancer/purpura-trombocitopenica-trombotica-ttp>. Acesso em: 5 de outubro de 2018.
DESCONHECIDO. Púrpura Trombocitopênica Trombótica. Habelo. Disponível em: <http://habelo.ondase.com/cancer/fatos-de-cancer/purpura-trombocitopenica-trombotica-ttp>. Acesso em: 5 de outubro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário